Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player


  • Filipe Meneses

    Nasceu a 2 de Julho de 1973. Em 1984 fez a sua primeira exposição individual de pintura, nos Paços dos Duques de Bragança, e desde aí realizou várias outras exposições individuais e colectivas. Trabalhou em design gráfico, até à altura em que se dedicou totalmente ao projecto Oficina da Cor. Fez algumas formações em cerâmica e trocou experiências com diversos ceramistas. Montou a sua oficina apenas em 2010, e dedica agora todo o seu tempo à cerâmica.

O projecto

Comecei a trabalhar com massas polímeras, mas imediatamente percebi que a cerâmica era o veio condutor de todas as ideias que queria realizar. Fiz então dois workshops de cerâmica e, logo de seguida adquiri um forno apto para cozer grés. Quando dei por mim, já estava a realizar trabalhos sob encomendas...  foi o princípio de um sonho!
A cerâmica abriu em mim horizontes desconhecidos até então, e tendo vindo a desenvolver inúmeros conhecimentos em diversas áreas da cerâmica, pretendo criar agora, num contexto artístico, trabalhos que levam a um imaginário pessoal cheio de paisagens adormecidas em cores de outono. Como estive desde sempre intimamente ligado à pintura e ao imaginário, é tempo de a trazer para esta dimensão 3D que a cerâmica permite, e de explorar novamente os caminhos de outrora. Tentarei manter estas duas linhas distintas entre o figurado, num ambiente de cor e boa disposição, e o artístico num outono intenso que ruma ao sonho.